De festa na escola eu entendo bem,afinal ,além de mãe sou professora. há alguns bons anos.(rsr).
Vamos a praticidade e a funcionalidade de alguns itens que não podem faltar em uma festa infantil.
1-Marmitinha,.lancheira ou sacolinha(uma das opções)-Nela deve conter os comestiveis básicos de uma festa de aniversário, devidamente condicionados em embalagens apropriadas para cada item, sendo eles:Um pedaço generoso de bolo(de festa hem gente!),um refrigerante caçulinha,4 docinhos tradicionais(tipo brigadeiro,beijinhos,cajuzinhos etc),4salgadinhos(coxinhas,bolinhas de queijo,quibes,etc).Um canudinho,um garfinho e alguns guardanapos.
*Cada criança recebe o seu kit alimentação ,podendo comer o que desejar no momento e se for preciso levar os outros itens para casa..Os kits facilitam a distribuição dos comestíveis para a turma,evitam aglomerações das crianças e facilitam a limpeza do ambiente pós consumo.
*-Nada impede que você coloque os itens acima sobre uma mesa e vá servindo uma coisa de cada vez conforme vão sendo consumidos.Se a escola permitir uma decoração do ambiente você poderá personalizar as embalagens e usa-las para essa finalidade. (ver festa carros neste blog)
2-Saquinho surpresa-Nele deve conter os doces e brinquedos que você desejar.
*Você pode fazer caixinhas,bolsinhas e outros com a mesma finalidade do saquinho surpresa e se houver diferença entre os itens das meninas e dos meninos,torne isso bem visível, por meio de laços,cores e detalhes.
DICA DE PROFESSORA:Vamos evitar o padrão antigo"rosa para as meninas e azul para os meninos ".As vezes com esses pequenos detalhes estamos incutindo despercebidamente preconceitos em nossas crianças.
3-Brindes ou lembrancinhas-Bom será se forem iguais para todos... mas se forem para meninos de um jeito e para as meninas de outro,tente manter um padrão.Evite abrir um leque de variedades e opções.Ex:Se sua festa for das princesas,evite fazer uma princesa de cada para as lembrancinhas.Escolha apenas uma para essa finalidade.Assim você evitará a disputa entre as crianças na busca da sua princesa preferida.Lembre-se que a alegria de uma se tornará a tristeza de muitas outras.Com certeza não é isso que você deseja!
4-O bolo-Use o fake( falso bolo) já que o de verdade vai estar dentro do kit alimentação. Leve um mini bolo ou um cupcake para cantar o parabéns e seu filho poder soprar as velinhas,afinal aniversário sem velinhas e parabéns não é aniversário.Se preferir você pode levar cupcakes no lugar das fatias de bolo.
5-Não desfaça a sua decoração-Muitas vezes os pais querem distribuir as bolas principalmente para os pequenos após o parabéns e acabam tumultuando muito a vida da professora(rsr).Comunique a ela que você deseja que as crianças ganhem as bolas e deixe que ela decida qual é o melhor momento para isso.Dica válida também para os saquinhos surpresas,brindes e lembrancinhas.As crianças ,principalmente as pequenas, não conseguem tomar conta dos seus pertences.Podem perdê-los,estraga-los ou misturá-los com os dos amigos e então a confusão estará formada..
¨
6-A decoração fica a seu critério mas lembre-se que crianças são naturalmente curiosas e que a percepção tátil é muito importante para elas.,Faça uma decoração bonita e simples , que uma criança "mais ousada" possa explorar.
Se você seguir algumas dessas sugestões,com certeza terá tempo para ficar linda nesse dia especial. e sair maravilhosa nas fotos com seu filho,sem falar que poderá curtir esse dia tanto quanto ele.
domingo, 6 de outubro de 2013
Festa na escola-10 Dicas importantes
As festas de aniversário realizadas na escola também precisam ser previamente organizadas,talvez até com mais atenção aos detalhes, porque implicam no funcionamento da rotina da instituição .Deixarei aqui alguns pontos que precisam ser observados para que a festa de seu filho transcorra tranquilamente.
1-Agende com o profissional da escola com alguma antecedência a data da festa.Se informe onde será realizada,se na sala de aula ou se há um local específico para isso ,bem como o horário que a festividade deverá começar e terminar.
2-Se informe se é permitida a ornamentação do ambiente( com bolas,toalhas,painéis,etc).Algumas escolas permitem uma decoração simples,o que é ideal já que o tempo disponível para as festas costumam ser curtos e limitados.
3-Pergunte se há possibilidade de se arrumar o local com antecedência.Isso evita a agitação das crianças durante a aula,possibilita algum tempo para que se possa sanar algum imprevisto que possa ocorrer durante a arrumação do ambiente( como por exemplo o esquecimento de algum item importante para o funcionamento da festa),evitando assim correrias e stress desnecessários.
4-Se informe sobre quais pessoas você poderá levar.As escolas costumam limitar a quantidade de convidados restringindo-os aos pais,irmãos,e avós/avôs.
5-Se informe sobre o números de alunos na sala de seu filho para que você possa calcular com segurança a quantidade de alimentos de que vai precisar.
6-Pense na praticidade ao definir o que será servido para as crianças e de que forma isso ocorrerá.Facilite o trabalho da professora e mesmo o seu.Ela não poderá perder o foco:"As crianças" que estão sob sua responsabilidade e você não deve se sobrecarregar de tarefas que te impeçam de curtir esse momento importante ao lado do seu filho.
7-Solicite a professore que envie os convites para os responsáveis por cada criança via agenda( ou meio de comunicação usado pela escola com 3 dias de antecedência da festa.
8-Seja pontual para iniciar e terminar a festividade.A escola precisa seguir a programação do dia com os alunos.
9-Não transforme a sala de aula de seu filho em um salão de festas.Evite mexer com mobílias ou tirar objetos de seus lugares.Se precisar fazê-lo,peça autorização e quando terminar a festa ajude a colocar tudo no lugar novamente.
10-Se for permitido músicas,cuidado com o repertório escolhido e com o volume da mesma.
1-Agende com o profissional da escola com alguma antecedência a data da festa.Se informe onde será realizada,se na sala de aula ou se há um local específico para isso ,bem como o horário que a festividade deverá começar e terminar.
2-Se informe se é permitida a ornamentação do ambiente( com bolas,toalhas,painéis,etc).Algumas escolas permitem uma decoração simples,o que é ideal já que o tempo disponível para as festas costumam ser curtos e limitados.
3-Pergunte se há possibilidade de se arrumar o local com antecedência.Isso evita a agitação das crianças durante a aula,possibilita algum tempo para que se possa sanar algum imprevisto que possa ocorrer durante a arrumação do ambiente( como por exemplo o esquecimento de algum item importante para o funcionamento da festa),evitando assim correrias e stress desnecessários.
4-Se informe sobre quais pessoas você poderá levar.As escolas costumam limitar a quantidade de convidados restringindo-os aos pais,irmãos,e avós/avôs.
5-Se informe sobre o números de alunos na sala de seu filho para que você possa calcular com segurança a quantidade de alimentos de que vai precisar.
6-Pense na praticidade ao definir o que será servido para as crianças e de que forma isso ocorrerá.Facilite o trabalho da professora e mesmo o seu.Ela não poderá perder o foco:"As crianças" que estão sob sua responsabilidade e você não deve se sobrecarregar de tarefas que te impeçam de curtir esse momento importante ao lado do seu filho.
7-Solicite a professore que envie os convites para os responsáveis por cada criança via agenda( ou meio de comunicação usado pela escola com 3 dias de antecedência da festa.
8-Seja pontual para iniciar e terminar a festividade.A escola precisa seguir a programação do dia com os alunos.
9-Não transforme a sala de aula de seu filho em um salão de festas.Evite mexer com mobílias ou tirar objetos de seus lugares.Se precisar fazê-lo,peça autorização e quando terminar a festa ajude a colocar tudo no lugar novamente.
10-Se for permitido músicas,cuidado com o repertório escolhido e com o volume da mesma.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Criatividade e Proposta Ecológica-Com capricho ,ousadia e bom gosto podemos dar cara nova a alguns materiais transformando-os em novos objetos.
Quando estava idealizando as lembrancinhas da festa Carros Disney, me lembrei que dentro de algumas caixas de papelão que havia levado e deixado na escola,havia encontrado uma espécie de espuma feita com um material duro e resistente e que ao vê-lo pensei:-O que será isso?Vou deixar aqui porque pode servir para alguma atividade com as crianças.O tal material era um isolante térmico que protegia peças de computadores,como aqueles isopores que protegem fogões ,geladeiras...eletro eletrônicos.Passados os dias, tive a ideia de fazer um Pitt Stop para as crianças e aquele material me caiu como uma luva!Feito os testes com colas e materiais de acabamento.o" lixo" sem utilidade aparente ganhou cara nova.Fiquei feliz com o resultado!As crianças que foram presenteadas também!
O "lixo" que ganho cara nova |
Para a placa "Pit Stop" usei o copo de cup cake e para a base (fundo) EVA decorado. |
Para as maninas carrinhos com balinhas e detalhes como o pneu rosa |
Para os meninos carrinhos de fórmula 1 e pneu vermelho |
Meu Filho me inspira Festas e a Responsabilidade Social- Criatividade e proposta ecológica-O planeta agradece e seu filho viverá melhor
Recentemente,ao falar sobre Recursos Naturais e Preservação do Meio Ambiente com meus alunos( turma de 5 anos ) contei a historia dos 4 "Rs",adaptada a compreensão deles.Para quem ainda não ouviu falar a respeito, trata-se da proposta de REPENSAR SOBRE O LIXO QUE PRODUZIMOS,REDUZIR O LIXO,REUTILIZAR EMBALAGENS E RECICLAR OS MATERIAS POSSíIVEIS,visando gerar menos danos ao meio ambiente e a nós mesmos.Fiquei encantada como as crianças assimilaram tais práticas em nossa sala e muito feliz por ter conseguido tocá-las de alguma forma para que disseminem essa ideia de forma prática no meio em que vivem.Tenho certeza que essa facilidade de assimilação veio do meu próprio exemplo porque me preocupo sinceramente com tais questões, sempre procurando aliar criatividade a propostas ecologicamente corretas."Nossa criatividade está intimamente relacionada a visão do mundo que nos cerca" e embora haja ainda muito preconceito em relação a presentear alguém com objetos em que se tenha reutilizado algum material, Meu Filho Me Inspira Festas e a Responsabilidade Social. Cuidarmos do planeta em que vivemos é sabedoria,é garantirmos o futuro dos nossos filhos e das futuras gerações.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Festa tema Carros Disney-Hora de presentear os convidados...
Intencionalmente desejei presentear as crianças com algo que pudesse ser usado durante o aniversário, que foi os bonés em eva com os personagens principais do filme carros( material já postado no blog) e com algo que eles pudessem brincar em casa : "um Pit Stop"' com carrinhos e doces..
.jpg)
Acertei em cheio o boné da Saly.... as meninas amaram! |
.jpg)
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Festa tema Carros Disney : Detalhando ...
Como o Aniversário foi na escola, me preocupei com a praticidade na hora de ornamentar o ambiente porque não havia muito tempo para isso.
Usei como painel e base para a toalha da mesa o TNT.No painel ,TNT decorado (que já existe em diversas cores, formas e motivos nas lojas especializadas).Sobre o painel posters do filme que podemos encontrar facilmente para impressão na net.Um truquezinho de drapear as sobras do TNT na toalha para não precisar cortar a peça, fez a diferença,dando um certo requinte a decoração da mesa.
Sobre a mesa objetos que remetem a ideia de "carros": uma caixa de ferramentas grande que foi utilizada como um balde de gelo onde coloquei os refrigerantes caçulinhas para resfriarem. Usei um pequeno galão para lembrar o combustivel dos carros.Atenta as crianças coloquei a marca de guaraná junto da personalização,no rótulo.

Os potinhos de papinhas de nenê personalizados também compuseram a mesa,assim como outras guloseimas que o Dudu escolheu.
No centro da mesa o bolo Fake (falso bolo).Nele desejei retratar a cidade do filme,para que o tema da festa fosse facilmente identificado pelas crianças.
Mas...mesmo dando todo destaque ao "Relâmpago Mcqueen , no topo do bolo um porta retrato.Destaque maior merece o aniversariante não é mesmo?!
As placas de trânsito enfeitaram os brigadeiros de colher e a caixinha de ferramentas (que já postei no blog) foi dada no lugar dos saquinhos surpresas.
Usei como painel e base para a toalha da mesa o TNT.No painel ,TNT decorado (que já existe em diversas cores, formas e motivos nas lojas especializadas).Sobre o painel posters do filme que podemos encontrar facilmente para impressão na net.Um truquezinho de drapear as sobras do TNT na toalha para não precisar cortar a peça, fez a diferença,dando um certo requinte a decoração da mesa.
Sobre a mesa objetos que remetem a ideia de "carros": uma caixa de ferramentas grande que foi utilizada como um balde de gelo onde coloquei os refrigerantes caçulinhas para resfriarem. Usei um pequeno galão para lembrar o combustivel dos carros.Atenta as crianças coloquei a marca de guaraná junto da personalização,no rótulo.
![]() |
Adicionar legenda |
No centro da mesa o bolo Fake (falso bolo).Nele desejei retratar a cidade do filme,para que o tema da festa fosse facilmente identificado pelas crianças.
Mas...mesmo dando todo destaque ao "Relâmpago Mcqueen , no topo do bolo um porta retrato.Destaque maior merece o aniversariante não é mesmo?!
As placas de trânsito enfeitaram os brigadeiros de colher e a caixinha de ferramentas (que já postei no blog) foi dada no lugar dos saquinhos surpresas.
Assinar:
Postagens (Atom)